Terapia de casal

Cuidar do relacionamento é uma atividade tão importante como comer ou tomar banho todos os dias. Vejo casais se esforçando muito para dar uma linda festa de casamento, e muitos não despendem a mesma energia, para manter uma boa relação. Depois que ambos disseram “SIM” começa uma jornada diferente, cheia de desafios e expectativas.

Para se manter em uma relação é preciso cuidado e dedicação. Já escrevi em outro texto e aqui repito, só amor não basta. É preciso de muitos outros comportamentos, para que uma relação possa durar com qualidade.

Há algum tempo tenho dedicado uma parte dos meus atendimentos para casais, e tenho

observado com uma certa constância a procura por terapia para “salvar” algumas relações que estão profundamente despedaçadas. Depois que uma relação já foi deteriorada, dificilmente é possível resgatar o casamento, o amor, a admiração. Escuto com frequência, “agora já não adianta mais, ele teve anos para me dar uma flor, agora é tarde demais, “eu pedi por anos que ele me ajudasse com as coisas da casa e ele nunca ajudou” ou ainda “eu sempre quis que tivéssemos um tempo para nós, mas ela só de dedica as crianças”.

Não espere sua relação estar por um fio para buscar ajuda. Busque enquanto você ainda quer estar com seu parceiro(a), busque enquanto você ainda o(a) admira. Não deixe todos os sentimentos bons irem embora para buscar ajuda.

A terapia pode ajudar os casais a melhorarem suas relações, neste espaço é possível dialogar sobre o que é o amor, entender e ajustar as expectativas que cada um tem com relação ao parceiro, melhorar comunicação, desenvolver empatia e principalmente desenvolver comportamentos que facilite a convivência e alimente o amor. Tudo isso é possível, desde que ainda haja vontade de estar junto, desde que ainda haja vontade de reavaliar seus próprios comportamentos, ao invés de apenas pedir mudanças ao outro.

Se você percebe que sua relação está ruim, mas sente que ainda existe amor, ou outros sentimentos que justifiquem permanecer nessa relação, busque ajuda de um profissional, este pode ajudá-lo a desenvolver novos comportamentos, que por consequência trarão as mudanças necessárias para uma vida a dois com mais harmonia e qualidade.

Psic. Renata Trovarelli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s